fbpx
17 de setembro de 2021

Nauka Deve Acoplar Dia 29 e o Pirs Desacoplar Dia 26 de Julho de 2021

Por volta das 14:30, no horário de Moscou do dia 25 de julho de 2021, o chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, postou uma mensagem no Twitter, dizendo que os testes com o sistema de aproximação Kurs-A realizados durante a órbita 62 do Nauka foi realizado com sucesso. Ele então escrevu que outro teste do sistema Kurs tinha confirmado que os ambos conjuntos de aviônica dentro do sistema Kurs para operações em um modo de voo dinâmico estavam prontos, isso é necessário quando a espaçonave realiza uma orientação ativa no espaço, como é utilizado nas manobras de aproximação com a ISS.

No fim do dia de trabalho em Moscou, a Roscosmos anunciou que o desacoplamento do módulo Pirs está programado para acontecer na segunda-feira, dia 26 de julho de 2021, às 7:56 no horário de Brasília. A nave de carga Progress MS-16 que irá fazer a separação controlada do módulo da estação, irá acionar seus motores às 11:01, no horário de Brasília. A manobra de deorbiting será executada para reduzir a velocidade do módulo por 120 metros por segundo, garantindo assim a sua reentrada na atmosfera.

Os detritos restantes do módulo e a nave de carga estão programados para atingir uma região remota do Oceano Pacífico, a cerca de 3630 km de Wellington, na Nova Zelândia, e 5870 km de Santiago no Chile, às 11:51 hora de Brasília do dia 26 de julho de 2021.

Na figura abaixo, um quadro com os horários e com as atividades que serão realizadas durante o desacoplamento e a queima do módulo Pirs e da Progress, óbvio que tudo está sujeito à mudanças.

Com tudo correndo relativamente bem, o acoplamento do módulo Nauka com a ISS está sendo esperado para acontecer no dia 29 de julho de 2021.

Fonte:

http://www.russianspaceweb.com/protected/mlm-autonomous-flight.html#0724

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo