fbpx

NASA Seleciona SpaceX Para Pousar Os Próximos Astronautas na Lua

A NASA está ficando pronta para mandar os astronautas para explorarem a Lua, como parte do Programa Artemis, e a agência selecionou a SpaceX para continuar o desenvolvimento do primeiro lander comercial humano, quer irá levar de forma segura os próximos dois astronautas para a superfície da Lua. No mínimo um desses astronautas entrará para a história como sendo a primeira mulher a pisar na Lua. O outro objetivo do Programa Artemis inclui também pousar o primeiro afro-americano na superfície lunar.

O poderoso foguete da NASA, o SLS, Space Launch System irá lançar ao espaço 4 astronautas a bordo da cápsula Orion para uma jornada até a órbita lunar. Ali, dois membros da tripulação serão transferidos para o Human Landing System, o HLS da SpaceX para a perna final da viagem até a superfície da Lua. Depois de aproximadamente uma semana explorando a Lua, eles irão entrar na nave da SpaceX novamente e fazer uma curta viagem até a órbita lunar, se acoplar com a Gateway e retornarão para Orion, e dali para a Terra.

O contrato da NASA com a SpaceX foi no valor de 2.89 bilhões de dólares.

Com esse contrato, a NASA e os nossos parceiros irão completar a primeira missão de demonstração tripulada para a superfície da Lua no século 21 enquanto a agência dá um passo adiante em buscar a igualdade das mulheres na exploração espacial de longo prazo. Esse passo será crucial para colocar a humanidade na sua trajetória rumo a uma exploração sustentável da Lua e manter os olhos em missões para mundos mais distantes do Sistema Solar como Marte.

A SpaceX tem trabalhado próximo com os especialistas da NASA durante o período base do HLS para informar o design do seu lander e garantir que ele cumpre os requerimentos NASA para a exploração humana do espaço. Para garantir a SpaceX foi preciso cumprir os requerimentos em áreas como engenharia, segurança, saúde e áreas médicas técnicas.

Esse é um momento excepcional para a NASA e especial para a equipe do Programa Artemis. Durante o Programa Apollo, a NASA provou que era possível fazer o impossível, pousar o ser humano na Lua. Com uma abordagem colaborativa com a indústria a NASA poderá usar suas capacidades e especialidades para retornar os astronautas norte-americanos para a superfície da Lua mais uma vez, e agora explorar novas áreas e por um período de tempo bem maior.

A NASA também pretende implementar uma competição para o desenvolvimento de serviços de transporte na superfície lunar de forma sustentável e tripulada quer irá fornecer acesso humano à superfície do nosso satélite usando a Gateway de forma recorrente além das missões iniciais da SpaceX.

Com o foguete Space Launch System, a cápsula Orion, o HLS da SpaceX e a estação lunar Gateway, a NASA e seus parceiros comerciais internacionais estão retornando para a Lua para descobertas científicas, para buscar por benefícios econômicos e também para inspirar uma nova geração de exploradores espaciais. Trabalhando com seus parceiros através do Programa Artemis, a agência irá ajustar com precisão as tecnologias de pouso e desenvolver novas capacidades de mobilidade para permitir a exploração de novas regiões da Lua. Na superfície, a agência tem a proposta de construir um novo habitat e rovers e testar novos sistemas de energia, entre outros desenvolvimentos. Essas e outras inovações e avanços feitos no Programa Artemis irão garantir que a NASA e seus parceiros estejam prontos para o próximo grande passo da exploração espacial, a exploração humana de Marte.

Para mais informações sobre o Human Landing System, visite:

[https://www.nasa.gov/content/humans-on-the-moon-0]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .