NASA Lança Um Aplicativo Que Permite Você Explorar o Asteroide Vesta Como se Fosse a Sonda Dawn

vesta_trek_01

O segundo maior objeto do cinturão principal de asteroides do Sistema Solar, agora se encontra à sua disposição para você explorar a vontade. Recentemente a sonda Dawn da NASA visitou Vesta que se localiza na mesma população de objetos que Ceres entre as órbitas de Marte e Júpiter. Durante um ano de exploração, as câmeras da Dawn fotografaram toda a superfície de Vesta, documentando todas as montanhas e crateras presentes no objeto. Essas imagens foram agora combinadas num modelo digital que permite que você possa ter a sensação de sobrevoar, mesmo que virtualmente Vesta, e dar zoom nas feições que você desejar. Se você preferir o mapa 2D pode ser envelopado num objeto aproximadamente esférico, somente clicando o botão 3D localizado na parte inferior esquerda da tela. A sonda Dawn partiu de Vesta em 2012 e agora está começando a explorar e fotografar os mistérios do maior objeto do Cinturão Principal de asteroides, o planeta anão Ceres.

Para acessar o mapa interativo de Vesta, visite: http://vestatrek.jpl.nasa.gov/

vesta_trek_02

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap150421.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.