NASA Lança Primeiro Mosaico Interativo do Polo Norte Lunar

gigapan_small_str01


observatory_15010541Cientistas, usando câmeras a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, ou LRO, da NASA, criaram o mosaico de maior resolução até hoje da região polar norte da Lua. As imagens com resolução de dois metros por pixel, cobrem uma área igual a mais de um quarto da área dos EUA.

mosaico_lua_01


As imagens usadas para montar o mosaico foram feitas pelas duas câmeras de ângulo estreito da LRO, que por sua vez, fazem parte de um conjunto de instrumentos  conhecido como Lunar Reconnaissance Orbiter Camera, ou LROC. As câmeras puderam registrar uma tremenda variação  de áreas iluminadas e sombreadas na Lua.

mosaico_lua_02


Acessando esse link, http://lroc.sese.asu.edu/gigapan/, é possível brincar dando zoom na região. Construído a partir de 10581 imagens, o mosaico fornece detalhe suficiente para se poder ver texturas e sutis sombreamentos no terreno lunar. A iluminação consistente torna fácil comparar as diferentes regiões.

mosaico_lua_03


mosaico_lua_04


mosaico_lua_05


mosaico_lua_06


Fonte:

http://www.nasa.gov/content/nasa-releases-first-interactive-mosaic-of-lunar-north-pole/#.Uyj0JfldXzg

alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.