fbpx

NASA Lança Hoje Missão NuSTAR Que Irá Caçar Buracos Negros Supermassivos no Universo

Deve ser lançada hoje, por volta das 12:30, hora de Brasília, uma das missões da NASA, no meu ver, mais interessante. A missão se chama NuSTAR, sigla para Nuclear Spectroscopic Telescope Array, algo como Conjunto de Telescópio de Espectroscopia Nuclear. O principal objetivo dessa missão, e um dos mais inusitados de todos é buscar por buracos negros usando para isso seus olhos altamente sensíveis à radiação de raios-X. A missão NuSTAR representará um ganho sem precedente no mapeamento das fontes de alta energia de raios-X no universo.

Sabe-se que as fontes mais energéticas nesse tipo de radiação são causadas pela presença de buracos negros supermassivos no interior das galáxias. Assim, ao mapear essas fonte com precisão e com altíssima resolução, a missão NuSTAR estará fazendo nada mais do que mapear o local onde estão os buracos negros supermassivos do universo. A missão NuSTAR será lançada a partir de um avião como mostrado acima, e o esquema do lançamento está mostrado abaixo. Além disso, abaixo é possível ver também em detalhes os componentes da sonda da missão NuSTAR. Quem puder acompanhe a transmissão ao vivo do lançamento que deve começar 90 minutos antes no seguinte site: http://www.nasa.gov/mission_pages/nustar/main/index.html.

Fonte:

http://www.nustar.caltech.edu/home

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .