NASA / GPM – A Conexão Para Entender o Ciclo da Água na Terra

A Global Precipitation Measurement (GPM) é uma missão internacional de satélite que irá fornecer observações de última geração sobre as chuvas e a neve em todo o planeta Terra a cada três horas. A NASA e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) irão lançar um satélite Core carregando instrumentos avançados que irão ajustar um novo padrão para as medidas de precipitações vistas do espaço. Os dados que eles fornecerão serão usados para unificar as medidas de precipitação feitas por uma rede internacional de parceria de satélites para quantificar, quando, onde e quanto de chuva ou de neve tem ao redor do mundo.

A missão GPM ajudará a avançar o nosso entendimento sobre os ciclos de água e energia da Terra melhorando a previsão de eventos extremos que causam desastres naturais, e estendendo nossa atual capacidade de usar informações sobre precipitação coletadas por satélites para um benefício direto da sociedade.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.