fbpx

NASA Estuda Com o ECOSTRESS O Impacto da Seca na Costa Rica

O instrumento ECOsystem Spaceborne Thermal Radiometer Experiment da NASA, ou ECOSTRESS que fica acoplado a ISS, fez imagens do stress na vegetação da Costa Rica causado pela seca massiva regional que levou o governo do pequeno país da América Central a declarar estado de emergência, no dia 23 de Julho de 2019.

Algumas partes da Costa Rica receberam 75% menos chuva do que o normal nessa seca, o que é o resultado do padrão climático anormal que acompanha um El Niño que começou lá em Novembro de 2018. Os efeitos da seca já foram visíveis pelo ECOSTRESS em Fevereiro de 2019 como mostra a imagem.

Lançado para a ISS em Junho de 2018, o ECOSTRESS mede a temperatura das plantas à medida que elas esquentam devido à falta de chuva. Um benefício desse instrumento, além de fornecer informações sobre a temperatura da superfície e do uso da água é a sua habilidade de detectar secas, já que elas estressam as plantas.

Na Costa Rica, as condições de seca mais intensa, mostradas em cores avermelhadas na imagem, estão centradas na província de Guanacaste, em parte da floresta tropical seca da América Central uma região conhecida como Corredor Seco que é particularmente sensível às secas. Normalmente com muitas nuvens, no momento em que o ECOSTRESS adquiria a imagem a região de Guanacaste estava com pouca cobertura de nuvens.

O ECOSTRESS mede as variações nas temperaturas do solo dentro num intervalo de poucas dezenas de graus e é capaz de detectar mudanças de temperatura várias vezes ao dia sobre áreas do tamanho de uma fazenda. Essas medidas ajudam os cientistas a chegarem nas plantas saudáveis e saber como elas respondem ao armazenamento de água. As medidas podem ser um indicativo não só de futuras secas, mas também podem ser usadas para observar tendências de aquecimento, detectar incêndios e atividade vulcânica.

O ECOSTRESS fornece uma grande variedade de produtos para que os cientistas possam estudar a superfície da Terra. Recentemente todos esses produtos se tornaram disponíveis para o público em:

https://lpdaac.usgs.gov/

O JPL construiu e gerencia a missão do ECOSTRESS para a Earth Science Division da NASA no Science Mission Directorate da agência em sua sede em Washington. O ECOSTRESS é um instrumento da missão Earth Venture Instrument, o programa que é gerenciado pelo programa Earth System Science Patfinder da NASA no Langley Research Center em Hampton, Virginia.

Para mais informação sobre o ECOSTRESS, visite:

https://ecostress.jpl.nasa.gov

Para mais informação sobre as atividades de ciência da Terra, a bordo da ISS, visite:

http://www.nasa.gov/issearthscience

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7472

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .