NASA Cancela o Resource Prospector Um Rover Lunar E Choca os Cientistas

Em um movimento que chocou os cientistas lunares, a NASA cancelou o único veículo robótico em desenvolvimento para explorar a superfície da Lua, apesar da promessa do presidente Donald Trump de voltar a explorar nosso satélite natural.

Os cientistas que trabalham na missão Resource Prospector (RP), um robô que estava em desenvolvimento há cerca de uma década para explorar uma região polar da Lua, expressaram espanto com a decisão.

“Agora entendemos que a RP foi cancelada em 23 de Abril de 2018 e foi solicitado que o projeto fosse fechado até o final de maio”, disse a carta datada de 26 de Abril do Lunar Exploration Analysis Group, dirigida ao chefe da NASA Jim Bridenstine e publicada no site nasawatch.com.

“Esta ação é vista com incredulidade e consternação por nossa comunidade”, especialmente porque a política espacial de Trump “direciona a NASA para a superfície lunar”, disse a carta.

O robô estava sendo construído como o único veículo do mundo destinado a explorar a região polar da Lua, e esperava-se passar por uma revisão do projeto no próximo ano antes do lançamento em 2022.

Ele seria o primeiro veículo dos EUA a pousar na Lua desde a Apollo 17 em 1972, e o primeiro robô dos EUA na superfície da Lua.

A missão RP foi planejada para ser a primeira missão a explorar a superfície da Lua, em busca de compostos voláteis como hidrogênio, oxigênio e água.

A NASA respondeu com um comunicado publicado na sexta-feira, dizendo que alguns dos instrumentos a bordo do RP seriam lançados em futuras missões.

“A NASA está desenvolvendo uma estratégia de exploração para atender às metas ampliadas de exploração lunar da agência”, disse o comunicado.

“Consistente com esta estratégia, a NASA está planejando uma série de missões robóticas progressivas para a superfície lunar”.

Ele não se referiu especificamente a qualquer plano para cancelar RP, mas disse que a agência espacial está buscando “evoluir landers progressivamente maiores levando a uma eventual capacidade humana de lander”, como parte de uma estratégia mais ampla para devolver as pessoas à Lua para uma exploração de longo prazo.

“Como parte dessa campanha expandida, instrumentos selecionados da Resource Prospector serão desembarcados e levados para a Lua em futuras missões”, afirmou.

Bridenstine, que foi confirmado esta semana como o novo chefe da NASA, insistiu no Twitter que a agência espacial dos EUA está “comprometida com a exploração lunar”.

“Os instrumentos do Resource Prospector irão avançar em uma campanha de superfície lunar expandida. Mais landers. Mais ciência. Mais exploração. Mais prospectores. Mais parceiros comerciais”, escreveu ele.

Em dezembro de 2017, Trump formalmente dirigiu a NASA para concentrar seus esforços explorar à Lua como uma fundação para uma eventual missão a Marte.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-04-scientists-nasa-moon-rover.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.