NASA Cancela Caminhada Espacial Exclusivamente Feminina Por Problema Em Tamanho de Traje Espacial

A primeira caminhada espacial exclusivamente feminina foi cancelada. As astronautas da NASA Christina Kock e Anne McClain estavam programadas para caminhar no espaço no dia 29 de Março de 2019 e trocar as baterias de alguns painéis solares da Estação Espacial Internacional. Agora, Nick Hague irá substituir McClain, pois não haverá tempo suficiente para montar um traje espacial que se ajuste ao tamanho de McClain.

Os trajes espaciais são modulares, com o torso, as pernas e os braços todos eles de tamanhos separados e que são então integrados e montados na melhor configuração possível para se ajustar ao corpo do astronauta.

De acordo com a porta-voz da NASA, Stephenie Schierholz, McClain treinou na Terra usando torsos de trajes de tamanho grande e médio. Depois de conduzir a sua primeira caminhada espacial, no dia 22 de Março de 2019, usando um torso de tamanho grande, ela percebeu que o de tamanho médio se ajustava melhor.

Isso pode ser, parcialmente, por conta das mudanças físicas que acontecem no espaço. Os astronautas tendem a perder tanto gordura como massa muscular em microgravidade. Eles também podem ficar mais altos já que os espaço entre os ossos da coluna tende a aumentar. McClain tuitou no início do mês que ela havia ganho 5 centímetros em altura desde que chegou na ISS em Dezembro de 2018.

Leva-se um certo tempo para se integrar e testar um traje de forma completa, então somente um traje com o torso no tamanho médio estará disponível para o dia 29 de Março de 2019, quando a próxima caminhada espacial está programada para acontecer. Ao invés de adiar, a NASA, simplesmente trocou um dos astronautas. Christina Kock irá usar o traje de tamanho médio.

Existe outro torso de tamanho médio a bordo da ISS, então essa não é uma questão de falta de tamanho, embora a NASA pudesse melhorar isso aí.

Essa caminhada espacial exclusivamente feminina surgiu por uma coincidência de agendamento, mas era bastante improvável. Dos 223 astronautas que estiveram em uma caminhada espacial até hoje, sem contar a Christina, que ainda irá passear no espaço, dia 29, apenas 13 foram mulheres. Pode levar anos até que isso aconteça novamente, a menos que a NASA de forma proposital selecione um par de mulheres para realizar uma caminhada espacial.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2197662-nasa-cancels-first-all-women-spacewalk-due-to-spacesuit-size-issue/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.