NASA Assina Contrato Com SpaceX de 330 Milhões de Dólares Para Lançar No Falcon Heavy Os Primeiros Elementos da Gateway

A NASA selecionou a Space Exoploration Technologies, conhecida como SpaceX de Hawthorne, na Califórnia para fornecer o serviço de lançamento do módulos Power and Propulsion Element, PPE e o Habitation and Logistics Outpost, HALO, que são os módulos fundamentais da nova estação espacial, a Gateway. Como o primeiro entreposto de longo prazo orbitando a Lua, a Gateway é crítica para suportar o plano de missões sustentáveis de astronautas durante o Programa Artemis da NASA.

Após a integração na Terra, o PPE e o HALO, estão planejados para serem lançados juntos em maio de 2024 a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX desde o Launch Complex 39A no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. O custo total para a NASA será de aproximadamente 331.8 milhões de dólares, incluindo os serviços de lançamento e outros custos da missão.

O PPE é uma sonda de propulsão solar de 60 kilowatt que também irá fornecer energia, comunicação de alta velocidade, controle de atitude, e a capacidade de mover a Gateway para diferentes órbitas lunares, fornecendo mais acesso à superfície da Lua do que nunca antes se teve.

O HALO é um módulo com quartos pressurizados onde os astronautas que visitarem a Gateway, incluindo aqueles que estiverem em caminho para a Lua, irão trabalhar. O HALO irá fornecer comando e controle e irá servir também como um hub de acoplamento para o entreposto lunar. O HALO irá suportar experimentos científicos, distribuição de energia, fornecer comunicação para os veículos visitantes e para as expedições lunares, e suplementar o sistema de suporte de vida a bordo da cápsula Orion da NASA, que irá levar os astronautas do programa Artemis para a Gateway.

Com cerca de 1 sexto do tamanho da Estação Espacial Internacional, a Gateway irá funcionar como uma estação de meio de caminho, localizada a dezenas de milhares de quilômetros no seu ponto mais distante da superfície lunar, em uma órbita halo praticamente retilínea. Ela servirá como ponto de rendezvous para os astronautas da Artemis viajando para a órbita lunar a bordo da Orion, antes deles transitarem para a órbita baixa da Lua e para a superfície do nosso satélite. Desse ponto no espaço, a NASA e os seus parceiros internacionais irão conduzir investigações cientificas e tecnológicas sem precedentes na história.

O Launch Services Program da NASA no Kennedy Space Center, irá gerenciar o serviço de lançamento da SpaceX. O HALO está sendo desenvolvido e construído pela Northrop Grumman Space Systems, em Dulles, na Virginia, e o PPE está sendo construído pela Maxar Technologies de Westminster, no Colorado. O Johnson Space Center da NASA em Houston, no Texas gerencia o programa da Gateway para a NASA. O Glenn Research Center da NASA em Cleveland, Ohio, é responsável pelo gerencialmente do PPE.

Para aprender mais sobre a Gateway, visite:

https://nasa.gov/gateway

E para aprender mais sobre o Programa Artemis, visite:

https://www.nasa.gov/artemis

Fonte:

https://www.nasa.gov/press-release/nasa-awards-contract-to-launch-initial-elements-for-lunar-outpost

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.