fbpx

Nas Sombras da Estranha Nebulosa Pipe

A imagem acima se assemelha à forma do spidery battleship pilotado na corrida de aliens do mal chamado de Shadows, que acontece na série clássica de ficção científica da TV Babylon 5, mas esse objeto é muito maior medindo muitos anos-luz de diâmetro. Ele também se aprece com misterioso vazio que separa uma região vasta e repleta de estrelas, mas essa forma cósmica estranha certamente não está vazia.

Essa observação espetacular mostra na verdade parte da Nebulosa Pipe, também conhecida como Barnard 59 e foi registrada pelo instrumento conhecido como Wide Field Imager acoplado ao telescópio MPG/ESO de 2.2 metros localizado no Observatório de La Silla do European Southern Observatory no Chile. A nebulosa é uma espessa nuvem de gás e poeira interestelar, que bloqueia a luz proveniente das estrelas de fundo localizadas perto do centro da Via Láctea. A Nebulosa Pipe está localizada a aproximadamente 600-700 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Ophiuchus.

A forma e a questão de ser escura pode num primeiro momento representar um mau sinal, mas essa nebulosa abriga uma grande promessa de vida com estrelas recém-nascidas. Olhando a imagem com detalhe e atenção pode-se ver o brilho das jovens estrelas bem perto dos bolsões de gás da nebulosa que se colapsaram pela gravidade, se fundindo, brilhando e dando origem a novos sóis.

Como um bônus, você deve ser capaz de registrar apagadas faixas azuis e vermelhas, essas faixas, nada mais são do que asteroides do próprio Sistema Solar cruzando o campo de visão à frente da nebulosa, enquanto essa bela observação era realizada.

Fonte:

http://news.discovery.com/space/big-pic-eso-shadow-pipe-nebula-starbirth-120815.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .