Não Tenha Medo da Super Lua, Diz a NASA

superlua_sem_medo_01

observatory_150105Não existe razão para qualquer um temer a maior Lua Cheia de 2013, conhecida como a Super Lua, diz um especialista da NASA.

No domingo, dia 23 de Junho de 2013, a Lua alcançará o perigeu, o ponto mais próximo da Terra na órbita do satélite rochoso ao redor do planeta. Embora algumas pessoas tenham, sugerido que a Super Lua pode deixar as pessoas loucas, gerar desastres naturais, provocar marés violentas, não existem evidências que suportam essas ideias, garante a NASA.

O geólogo planetário Noah Petro, disse que enquanto as marés possam ser um pouco maiores devido à maior aproximação da Terra, não acontecerá nenhuma mudança significativa para aquele observador tradicional. A única coisa que os humanos experimentarão nesse fim de semana será um belo show lunar.

“Não devemos ter nenhum impacto para ninguém na Terra”, disse Petro durante uma série de entrevistas na NASA TV. “Não deve ter nada especial, exceto pelo fato de que talvez mais pessoas estarão olhando para a Lua, o que deve ser uma coisa maravilhosa”.

Os observadores que têm monitorado a Lua recentemente, poderão vê-la um pouco maior e mais brilhante nesse fim de semana, mas será algo difícil para a média dos observadores notarem essas diferenças com relação às outras 11 Luas Cheias desse ano, disse Perro.

superlua_sem_medo_02

“É uma diferença muito sútil”, disse Petro. “Será realmente um prêmio para as pessoas que estão olhando para a Lua regularmente”.

Petro, ainda disse, que todo mundo deve sair e observar a Lua, claro que se o tempo permitir. Logicamente, podemos usar esse evento como uma desculpa para que todos possam ter a oportunidade de observar o nosso belo satélite.

A Lua alcançará o máximo de sua fase cheia às 08:32, hora de Brasília. Aproximadamente meia hora antes disso, a Lua alcançará o perigeu, o que fará com que ela fique 12%mais perto da Terra do que quando ela está no apogeu, o ponto mais distante da Terra em sua órbita.

Na sua maior aproximação da Terra, no domingo, a Lua estará a aproximadamente 356991 km da Terra. Na média, a distância entre a Terra e a Lua é de 384402 quilômetros.

A melhor hora para registrar a Lua será logo depois do pôr-do-Sol no sábado a noite, mas qualquer momento nesse fim de semana será um bom momento.

Fonte:

http://www.space.com/21662-supermoon-full-moon-nasa-fear.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.