fbpx

Na Primeira Amostragem do Solo Marciano o Rover Curiosity Também Observa Um Material Brilhante

A imagem acima foi feita com a câmera direita Mast Camera (Mastcam) do rover Curiosity da NASA e mostra um instrumento do rover cheio de areia e poeira sendo levantado durante o primeiro uso desse instrumento localizado no braço robótico do rover. Em primeiro plano, perto da parte inferior da imagem, um objeto brilhante pode ser visível no solo. O objeto pode ser um pedaço do rover.

Essa imagem foi feita durante o 61º dia da missão do rover em Marte, ou Sol 61, que equivale ao dia 7 de Outubro de 2012. Após examinar as imagens feitas da amostragem de solo marciano pelo rover Curiosity a equipe decidiu desistir de utilizar o braço robótico do rover no Sol 62 (8 de Outubro de 2012) para adquirir novas amostras. Em vez disso, o rover foi instruído para adquirir novas imagens do objeto brilhante, no Sol 62, para ajudar a equipe a acessar um possível impacto.

Para se ter uma ideia de escala o instrumento de coleta de amostras tem 4.5 centímetros de largura e 7 centímetros de comprimento.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16225.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .