Na Foto de Família Asteroide Vesta Faz Com Que Os Outros Já Visitados Pro Sondas Humanas Pareçam Anões

Essa composição de imagens mostra os tamanhos comparativos de nove asteroides. Até o momento, o Lutetia, um asteroide com diâmetro de 130 quilômetros era o maior asteroide já visitado por uma sonda, essa visita aconteceu em um sobrevoo. Pode-se ver na imagem que o asteroide Vesta domina a família fazendo com que os outros pareçam asteroides anões.

O Vesta já é o maior asteroide visitado por uma sonda de origem humana, ele é considerado um protoplaneta devido ao seu tamanho gigantesco, com 530 quilômetros de diâmetro. Além disso, a sonda Dawn, não somente está visitando o asteroide como entrou em sua órbita e além disso, posteriormente ela visitará um asteroide ainda maior, o Ceres, o maior asteroide do cinturão principal de asteroides.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2010.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.