Muitas Estrelas Massivas no Universo – Space Today TV Ep.1293

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!http://www2.spacetodaystore.comCamisetas, e muitos produtos para vocês. Visite! —————————————————————————–**** VAKINHA DOS ALUNOS DE PÓS EM ASTRONOMIA DA USP!https://www.vakinha.com.br/vaquinha/astronomos-da-usp-precisam-de-apoio-para-ir-ao-observatorio-esoAJUDE O FUTURO DA ASTRONOMIA NO BRASIL!!!—————————————————————————–**** TWITTER DO PROFESSOR JORGE MELENDEZ DA USP – SIGA AGORA!!!https://twitter.com/DrJorgeMelendez—————————————————————————–Saber a proporção de estrelas com massas diferentes numa galáxia, é o que faz com que os astrônomos possam tentar compreender um pouco sobre como essas galáxias se formaram e evoluíram ao longo da história do universo.Esse estudo de proporção de estrelas distintas, também nos dá informações valiosas sobre os elementos químicos disponíveis para formar estrelas e planetas.Além de nos fornecer informaçòes também sobre o número de sementes que se tem disponível para formar buracos negros que podem se fundir para formar buracos negros supermassivos centrais.Resumindo, ao se fazer um censo das estrelas numa galáxia, voc6e vai acabar entendendo a evolução do próprio universo.Mas isso não é algo fácil de fazer, você precisa observar uma galáxia muito distante, com muito detalhe e ser capaz de separar as populações de estrelas.ah, mas para quem hoje tem os instrumentos disponíveis como o ALMA, o VLT e muitos outros, isso passa a não ser tão difiícil assim, brincadeira, é extremamente complexo esse tipo de análise.Um grupo de astrônomos resolveu usar o ALMA para estudar 4 galáxias distantes e calcular nelas no número de estrelas com determinadas massas.Esse censo não é fácil de fazer e por isso foi desenvolvida uma nova técnica parecida com a datação por Carbono 14 usada na Terra para datar rochas.Os astr6onomos mediram dois isótopos, um de oxigênio predominante nas estrelas massivas e um de carbono predominante nas estrelas menos massivas.Ao fazer a razão dos isótopos os astrônomos concluíram que ela era 10 vezes maior nessas galáxias com grande formação de estrelas do que em galáxias tranquilas como a via Láctea, indicando que elas tem uma proporção muito maior de estrelas massivas.Um outro estudo foi feito na região da Nebulosa da Tarântula, lembram dela, do vídeo que fiz outro dia aqui no canal, por isso verão como é importante uma imagem daquela.O VLT fez medições espectroscópicas de 800 estrelas nessa região e descobriu que teinham 30% mais estrelas com massa supeiror a 30 vezes a massa do Sol, do que o esperado e cerca ded 70% mais estrelas com massa superior a 60 massas solares, isso desafi ao limite de formação de estrelas que era calculado em 150 massas dolares e ainda sugere que estrelas possam se formar com massa superior a 300 massas solares.Ou seja, o que se mediu no universo primordial, se confirmou com medidas no universo local.E tudo isso contraria o modelo usado anteriormente pelos astrônomos.Ou seja, para se estudar a evolução do universo, das galáxias, será necessário agora construir novos modelso, mais sofisticados e que levem em consideração essas informações.Fonte:http://eso.org/public/news/eso1817/https://www.padrim.com.br/spacetodaySeja meu Patrão:http://www.patreon.com/spacetoday=====================================================Seja um apoiador do Space Today:https://apoia.se/spacetoday=====================================================Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:http://www.agenciamarcospontes.com.brhttp://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php=====================================================Seja meu Patrão:http://www.patreon.com/spacetoday=====================================================Apoio e apresentação:http://deviante.com.brA nova casa do SciCast=====================================================Science Vlogs Brasil:https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featuredhttp://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60=====================================================Meus contatos:BLOG: https://spacetoday.com.brFACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetodayTWITTER: http://twitter.com/spacetodayYOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytvObrigado pela audiência e boa diversão!!!=====================================================