fbpx
28 de novembro de 2021

Mudanças nas Camadas Rochosas da Região de Aureum Chaos em Marte

A região de Aureum Chaos em Marte se localiza na parte leste do Valles Marineris, e é uma área complexa formada por material de tonalidade clara. Cavidades nessa região são visíveis nos dados da MOC, a Mars Orbital Camera. Estariam essas camadas nas cavidades relacionadas com o material de tonalidade brilhante?

Essa região está a sudoeste do Aram Chaos e como o nome caos sugere, o seu terreno é caracterizado pela orientação aleatória, de messas de grande escala e nós que sofrem pesada erosão e dominam essa área de Marte. As vezes pode-se ver também a expressão terreno caótico, utilizada para descrever essa região.

O experimento OMEGA a bordo da sonda Mars Express descobriu minerais de argila (pilosilicatos) em vários lugares da Aureum Chaos. Como esses materiais precisam da água para se formarem, é possível que nessa região no passado houve uma grande concentração de água. A remoção da água é uma das maneiras pela qual o terreno foi formado nessa região.

A câmera HiRISE já havia imageado essa mesma área anteriormente, as imagens abaixo mostram isso.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021906_1765

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo