fbpx

Mr Steven Ganha Rede Maior Para Recuperar As Coifas do Falcon 9

O barco que a SpaceX pretende usar para recuperar suas coifas, ganhou redes maiores, e isso dá a embarcação uma margem de erro maior.

Representantes da SpaceX escreveram nas redes sociais que a rede do Mr Steven é agora 4 vezes maior do que era antes.

O Mr Steven, ou melhor, a sua utilização é parte do esforço da SpaceX de desenvolver o processo de reutilização completa de um foguete e da sua rápida reutilização. Esse tipo de tecnologia corta ainda mais custos no lançamento o que faz com que projetos mais ambiciosos fiquem economicamente viáveis.

Rotineiramente a SpaceX já decola e pousa o primeiro estágio do seu foguete, o Falcon 9. Se as coifas forem também salvas, o custo cai mais 6 milhões de dólares, e deixar as coifas longe da água salgada corrosiva é uma das tarefas fundamentais nesse processo.

Cada coifa do Falcon 9 consiste de dois pedaços, ambos voltam para a Terra com um sistema chamado de parafoil. A coifa também é equipada com pequenos foguetes e pode ser relativamente manobrada para um ponto desejado onde será recuperada.

A embarcação Mr Steven já tentou por 3 vezes recuperar as coifas do Falcon 9, em Fevereiro, Março e Maio desse ano de 2018. Na primeira das 3 tentativas, foi perto, em Fevereiro o barco ficou a poucas centenas de metros da coifa e em Maio ela perdeu a coifa por 50 metros. Durante a tentativa de Março o parafoil da coifa se enrolou e um dos pedaços mergulhou com tudo no oceano.

No dia 25 de Julho de 2018, o barco fará uma nova tentativa de recuperar a coifa quando o Falcon 9 lançará 10 satélites de comunicação da empresa Iridium direto da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia.

Fonte:

https://www.space.com/41168-spacex-boat-mr-steven-bigger-net.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.