fbpx

Montanha Fra Mauro ETA

fra_mauro_eta


observatory_1501054Coordenadas Selenográficas: LAT: 2.3º S, LON: 15.5º W.
Foto no Mapa: LAC-76.

Nome em homenagem ao geógrafo do séc. XV, conhecido como Fra Mauro, nascido em Veneza em data desconhecida e falecido em 1459, que foi autor de um famoso Mapa-Mundi publicado em 1450.

Fra Mauro ETA é uma montanha pouco estudada. Posiciona-se longitudinalmente orientada na direção Norte-Sul. Fra Mauro ETA tem largura máxima de 11 Km, comprimento aproximado de 30 Km e altura desconhecida. A montanha hospeda próximo ao seu ponto médio a pequena cratera Fra Mauro R(LAT: 2.2° S, LON: 15.6° W, diâmetro: 3,5 km).

A montanha Fra Mauro ETA é considerada por muitos cientistas como uma “formação de escultura radial da Bacia do Mare Imbrium”, pois longitudinalmente aponta diretamente para o Mare Imbrium. O que significa “escultura radial da Bacia do Mare Imbrium”?

Em torno da Bacia do Mare Imbrium existem regiões cobertas por material ejetado proveniente do impacto que criou a Bacia, estendendo-se por cerca de 800 km para fora da Bacia. Também circundando a Bacia do Mare Imbrium, existe um “padrão de sulcos e esculturas radiais” chamado de “escultura radial Imbrium”, que têm sido interpretado como “sulcos/estrias e outras formações radiais” em relação ao Mare Imbrium, criados na superfície da Lua, por grandes projéteis ejetados em ângulos baixos durante o enorme impacto que criou a Bacia do Mare Imbrium, levando-os à deslizar sobre a superfície lunar para cortar e “esculpir” as formações radiais. Estes eram os dados conhecidos até pouco tempo atrás.

Atualmente usando a ferramenta que permite traçar Perfis altimétricos no Quick Map realizei 3 traçados para determinar a altura média de Fra Mauro ETA nos 3 pontos indicados na foto abaixo.

Fonte: VTOL Vaz Tolentino Observatório Lunar

GSO 12″ + QHY 5L + Filtro L Astronomik
Captura com o FireCapture e empilhamento no AS!2
Pós processamento no Photofiltre
Mosaico a partir de 2 fotos usando o Imerge

Crédito: https://www.facebook.com/avani.soares.5


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo