Imagem Mostra Módulo de Pouso da Sonda Phoenix Em Marte Dois Anos Depois de Se Pouso

A imagem acima mostra o módulo de pouso da nave Phoenix, quase dois anos depois de pousar em Marte e foi feita pela câmera HIRISE que viaja a bordo da sonda MRO. Somente o escudo protetor e o módulo de pouso são visíveis pois as outras partes incluindo os paraquedas já haviam sidos cobertos pela poeira. Os painéis solares da sonda estavam colapsados o que dava ao sistema uma aparência pouco comum.

Os cientistas gostam de fazer imagens de veículos robôs inativos em Marte para poderem ter uma melhor ideia sobre o ambiente marciano e quanto tempo é necessário para que demais partes desses veículos sejam cobertas. Diferente da Lua que tem um ambiente relativamente estático, Marte possui ventos fortes e tempestades de poeira e areia que alteram constantemente seu terreno. Rastros deixados pelas sondas em Marte normalmente não duram mais que poucas semanas.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/02/mars-photo-of-day-feb-12-2012.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+marstravel%2FVezy+%28Mars+Travel%29

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.