Modelo Digital de Terreno Mostra Área Atravessada Pela Sonda Opportunity em Marte

Esse modelo digital de terreno cobre a área que tem sido explorada pela sonda da NASA Mars Exploration Rover Opportunity em Mridiani Planum. Esse modelo fornece dados topográficos que tem sido muito úteis para o planejamento da missão da Opportunity.

Por exemplo, parte desse Modelo Digital de Terreno, cobre a Cratera Vitoria e foi usado em conjunção com observações da sonda robô para selecionar um local seguro para se entrar na cratera. A imagem abaixo mostra uma visão em perspectiva construída a partir de dados de cores da HiRISE colocada sobre o Modelo Digital de Terreno da Cratera Vitoria olhando para o norte. O ponto de entrada selecionado fica na parte mais a esquerda da imagem e é chamado de Duck Bay.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/dtm/dtm.php?ID=PSP_001414_1780

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.