fbpx

Modelo da Sonda da Futura Missão Juice da ESA Passa Por Importante Teste Térmico

A imagem acima mostra uma visão do modelo de desenvolvimento térmico da Juice dentro do Large Space Simulator no coração técnico da ESA, na Holanda.

Juice, ou Jupiter Icy Moon Explorer, é uma futura missão da ESA para explorar o maior planeta do Sistema Solar e seus satélites naturais congelados e com oceano no seu interior. Planejada para ser lançada em 2022, ela irá embarcar numa viagem de 7 anos, fazendo uma série de sobrevoos, pela Terra, Vênus, Terra, Marte, e novamente pela Terra, antes de deixar o chamado Sistema Solar interno e rumar para Júpiter.

Para garantir que a sonda irá sobreviver às extremas variações de temperatura que ela experimentará ao longo da jornada, um teste de verificação térmica foi concluído em Maio de 2018.

Um modelo da sonda, todo envolvido por múltiplas camadas de isolante térmico é visível em primeiro plano, enquanto que lâmpadas de alta energia e espelhos do simulador do Sol, podem ser vistos na parte superior do frame. O simulador de Sol foi usado para aquecer a face da nave que irá ficar voltada para o Sol até cerca de 200 graus Celsius. Enquanto isso, a temperatura interna da câmara de vácuo foi baixada a -180 graus Celsius, através da utilização de nitrogênio líquido para reproduzir as condições frias do espaço nos lados da sonda que não estarão voltados para o Sol.

Essa fase quente foi seguida por uma fase fria que simulou o ambiente de baixa temperatura em Júpiter mantendo as condições frígidas dentro da câmara e desligando as lâmpadas que simulam o Sol.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/06/Juice_thermal_development_model_and_the_Sun_simulator

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.