fbpx

MISSÃO MMX IRÁ LEVAR CÂMERAS 4K E 8K PARA MARTE | SPACE TODAY TV EP2310

VISITE A SPACE TODAY STORE:

https://spacetodaystore.com

INSCREVA-SE NO CURSO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY:

https://academyspace.com.br

Ah Sérgio, eu acho que as imagens do espaço são todas montagens?

Como pode em pleno 2020 a gente ter imagens borradas, por que não colocam um iphone 12 com uma câmera que filma em 8k numa nave e manda ela para o espaço?

Muito bem, no vídeo de hoje vamos falar um pouco sobre isso, e matar a ansiedade de muitos que querem uma câmera 8k numa sonda espacial.

As missões espaciais não são feitas do dia para a noite, normalmente uma missão leva cerca de 10 anos ou mais para ser realizada, e a parte instrumental é uma das primeiras a ser feita, aprovada e montada.

Então, vamos pegar aqui uma das últimas missões lançadas e que estão funcionando em algum lugar do nosso Sistema Solar, tirando as sondas solares, pois aí os instrumentos são bem diferentes.

A Insight, poucou em Marte em novembro de 2018, foi lançada 6 meses antes, isso quer dizer que a tecnologia embarcada nela é de aproximadamente 2008.

E agora vem a pergunta, qual o celular você usava em 2008 e que tirava uma foto em 4k de alguma coisa?

Embora as missões espaciais sempre estejam à frente na tecnologia, não existe milagre, então temos que dar tempo ao tempo, para a tecnologia poder ser usada nessas missões.

Mas essa discussão logo vai acabar, as missões que partiram para Marte esse ano já levaram câmeras bem poderosas, e o rover Perseverance estará equipado com câmera 3D, e com câmera colorida.

Mas vem coisa muito melhor por aí.

Em 2024, a JAXA, a agência espacial japonesa, pretende lançar a missão MMX, ou Mars Moon eXploration.

Como o nome já diz, essa missão pretende estudar as luas de Marte, objetos curiosos e intrigantes do nosso Sistema Solar e muito pouco estudados.

Basicamente, o que se quer primeiro é saber a origem desses objetos, será que são asteroides capturados por Marte do Cinturão de Asteroides, ou será que foram formados a partir de uma colisão com o planeta, num processo parecido com o que deve ter formado a nossa Lua, essa é a grande questão.

Existem evidências que defendem as duas hipóteses, por isso nada melhor que ir até lá para estudar em detalhe.

E dessa vez o estudo será feito em detalhe mesmo.

Primeiro a missão MMX irá seguir os passos das missões Hayabusa, ou seja, a ideia é coletar amostras da superfície dos satélites marcianos e fazer com que essas amostras sejam enviadas para a Terra.

Junto com isso, a sonda irá fazer imagens dos objetos, tanto das luas como de Marte, e para isso, ela será equipada com um equipamento de alta tecnologia.

A missão MMX, será a primeira a levar câmeras 4K e 8K a bordo para fazer imagens detalhadas de Marte e de suas luas.

O sistema é chamado de Super H0Vision Camera e está sendo desenvolvido entre a NHK e a JAXA.

E só para vocês terem uma ideia esse desenvolvimento conjunto começou em 1982, depois elas colocaram câmeras de alta resolução na missão lunar Kaguya, e levaram uma câmera 4k para a ISS.

Ou seja, desde 1982, vem sendo feito esse desenvolvimento para que em 2024 essas câmeras possam ser levadas para Marte.

É assim que as coisas funcionam quando se trata de missões espaciais, tudo leva um pouco de tempo, mas acontece, por isso, controle a sua ansiedade, e se prepare, que logo logo, veremos imagens em 8k de Marte e de seus pequenos satélite.

Fontes:

https://astronomynow.com/2020/09/11/japans-mmx-mars-probe-will-carry-8k-super-hi-vision-camera/

#MMX #MARS #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .