fbpx

Missão Hope Faz As Melhores Imagens das Auroras Marcianas Até Hoje

A missão Hope dos Emirados Árabes Unidos que está na órbita de Marte conseguiu capturar as melhores imagens já feitas até hoje das auroras do Planeta Vermelho. Essas imagens feitas pela Hope podem ajudar os pesquisadores a entender como Marte perdeu a sua espessa atmosfera a bilhões de anos atrás.

As auroras ocorrem quando as partículas de alta energia se chocam com a atmosfera do planeta, parte da energia dos átomos se espalha pelo ar fazendo com que ele brilhe, causando assim as auroras. Na Terra, essas partículas são direcionadas para os polos do nosso planeta pelas linhas do campo magnético, mas Marte não tem um campo magnético parecido com o da Terra.

Contudo, partes da crosta de Marte ainda possuem um magnetismo remanescente, pois o planeta já teve no passado um campo magnético, então um fenômeno chamado de aurora discreta pode ocorrer sobre essas regiões magnéticas.

O brilho das auroras marcianas deveria ser visto no lado noturno do planeta, mas elas nunca foram vistas na luz visível. As auroras são apagadas e todos os instrumentos sensíveis à luz visível em Marte são desenhados para fazer imagens nas condições de luz do Sol, ou seja na parte de dia do planeta.

A Hope fez as imagens na luz ultravioleta, um comprimento de onda mais curto do que o que as outras sondas têm usado para imagear Marte o que permitiu que ela pudesse registrar as auroras com mais detalhe.

Entender as auroras discretas de Marte pode ajudar os pesquisadores a entender como o planeta se transformou de um mundo possivelmente habitado com uma espessa atmosfera, para um mundo seco e com uma atmosfera muito tênue como temos hoje. A questão é entender como a energia no sistema foi transportada e varreu a atmosfera superior, e as auroras estão no centro da resposta dessa questão.

A Hope capturou essas imagens logo depois de ter entrado na órbita de Marte no começo de 2021. A missão está planejada para durar dois anos, então será possível examinar essas auroras com mais detalhe à medida que a missão segue.

A missão Hope tem a capacidade de capturar imagens desses tipos de forma mais regular, então será possível ver melhor e com mais frequência as auroras marcianas, e assim os pesquisadores podem estudar mais, e entender melhor como e porque elas ocorrem.

Fonte:

[https://www.newscientist.com/article/2282573-best-ever-views-of-marss-weird-auroras-taken-by-uaes-hope-orbiter/]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .