fbpx
27 de setembro de 2021

Missão Hope dos Emirados Árabes Unidos Está Chegando Em Marte

O módulo orbital Hope está chegando em Marte. Essa sonda não tripulada é a primeira missão interplanetária dos Emirados Árabes Unidos e irá entrar na órbita do planeta Marte no dia 9 de fevereiro de 2021, e depois que realizar com sucesso a manobra de inserção orbital ela irá começar a construir a mais completa imagem da atmosfera marciana.

A equipe de técnicos e cientistas do país estão se preparando da melhor forma possível para esse momento crucial da missão.

Estar treinado e preparado para a inserção na órbita é muito importante, leva 11 minutos para o sinal sair da sonda Hope e chegar na Terra, então toda a operação para entrar na órbita do planeta será realizada por um tipo de piloto automático. Se algo der errado, a sonda está pré-programada para lidar com vários problemas sozinha, durante os 27 minutos de queima de seus motores que permitirão que a sonda fica estável na órbita do Planeta Vermelho.

No momento em que os técnicos receberem o sinal que a queima dos motores começou, na verdade, estará quase na metade do processo já, eles serão observadores, e poderão apenas acompanhar o que está acontecendo sem interferir.

Queimar o motor da sonda por 27 minutos é algo que nunca foi visto antes, esse processo não pôde ser testado na Terra, pois corria o risco de danificar a sonda, então o teste de queima dos motores aqui durou apenas alguns segundos. Mesmo as pequenas manobras que a sonda já realizou a caminho de Marte para corrigir a sua trajetória precisou de uma queima de motores de um minuto ou um pouco menos.

Uma vez na órbita, a Hope irá fornecer uma visão de Marte sem precedentes para todos nós. As 6 sondas que existem ativas na órbita de Marte atualmente seguem uma trajetória ao redor do equador do planeta, alinhado com a sua rotação, dessa maneira nós só podemos ver uma área particular da superfície marciana uma vez por dia. A Hope, por sua vez, terá uma trajetória que permitirá ter uma imagem completa de Marte a cada nove dias, incluindo uma imagem de cada ponto do planeta em cada hora do dia.

A sonda carrega 3 instrumentos principais que irão permitir que ela observe a atmosfera de Marte em comprimentos de onda que vão do infravermelho até o ultravioleta distante. Pela primeira vez nós teremos uma visão holística da atmosfera marciana.

O objetivo da missão Hope é estudar como as diferentes camadas da atmosfera de Marte interagem uma com a outra e como essas interações mudam dependendo da hora, do dia e do ano. Isso ajudará a responder uma grande pergunta sobre Marte, como o gás escapa da sua atmosfera e flutua para o espaço, um processo que ajudou Marte a esfriar e secar, mudando completamente o planeta que no passado era um pouco mais quente e úmido.

Se a sonda Hope entrar na órbita de Marte de maneira correta, os cientistas e engenheiros irão gastar dois meses testando a sonda e seus instrumentos científicos antes de começar a operação científica em Marte. Os técnicos esperam que em setembro de 2021, os primeiros dados científicos da missão Hope possam começar a ser compartilhados.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2266796-the-united-arab-emirates-hope-orbiter-is-about-to-arrive-at-mars/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo