fbpx

Missão Europa Clipper Será Lançada A Bordo do Falcon Heavy Em Outubro de 2024 Por 178 Milhões de Dólares

A NASA selecionou a Space Exploration Technologies Corp., ou melhor conhecida como SpaceX, de Hawthorne, na Califórnia, para fornecer os serviços de lançamento para a primeira missão da Terra que irá conduzir investigações detalhadas do satélite natural Europa de Júpiter.

A missão Europa Clipper será lançada em outubro de 2024, a bordo do foguete Falcon Heavy, desde o Launch Complex 39A no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. O contrato foi assinado no valor total de 178 milhões dólares para os serviços de lançamento.

A missão Europa Clipper irá conduzir uma pesquisa detalhada de Europa e irá usar um conjunto sofisticado de instrumentos científicos para investigar se o satélite congelado tem as condições ideias para a vida ter se desenvolvido por ali. Os principais objetivos da missão são produzir imagens de alta resolução da superfície de Europa, determinar a sua composição, procurar por sinais de atividade geológica recente e/ou atual, medir a espessura da concha de gelo de Europa, buscar por lagos na subsuperfície, e determinar a profundidade e a salinidade do oceano de Europa.

O Launch Services Program da NASA no Kennedy Space Center irá gerenciar o serviço de lançamento da Europa Clipper. O Jet Propulsion Laboratory da NASA no sul da Califórnia lidera o desenvolvimento da missão Europa Clipper em parceria com o Johns Hopkins Applied Physics Laboratory em Laurel, Maryland, para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O Planetary Missions Program Office no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama, executa o gerenciamento do programa da missão Europa Clipper.

Para mais informações sobre a missão Europa Clipper, visite:

https://www.nasa.gov/europa

Fonte:

https://www.nasa.gov/press-release/nasa-awards-launch-services-contract-for-europa-clipper-mission

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo