Missão EPOXI da NASA Começa os Preparativos Finais para Encontrar o Cometa: Manobra Final

A sonda Deep Impact em sua nova Missão EPOXI que irá encontrar com o cometa Hartley 2 no dia 4 de Novembro de 2010, refinou sua trajetória para o encontro final, a sonda realizou com sucesso sua manobra final. A sonda queimou seus motores por 6.8 segundos mudando a velocidade da sonda de 1.4 metros por segundo.

“Eu já trabalhei no sobrevôo feito pela Stardust no cometa Wild 2 e no encontro realizado entre a Deep Impact e o cometa Tempel 1, e eu nunca vi um cometa voar tão rápido no céu como esse”, disse o navegador da missão Shyam Bhaskaran do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia. “Nós precisamos fazer essa queima de motor para reposicionar a sonda para que ela passe a 700 quilômetros do cometa”.

Parte da razão do Hartley 2 ser tão complicado de ser sobrevoado é por ser um cometa muito pequeno, além de ser um cometa muito ativo.

“O Hartley 2 tem um sétimo do tamanho do cometa Tempel 1, mas ele lança quase que a mesma quantidade de material no ambiente espacial”, disse o pesquisador principal do EPOXI Mike A’Hearn da University of Maryland. “Esses jatos podem agir como foguetes e fazer pequenas mudanças na órbita do cometa ao redor do Sol”.

Na quinta-feira dia 4 de Novembro de 2010, a sonda irá passar pelo cometa com a sua maior aproximação esperada para acontecer às 12:00 hora de Brasília. Esse sobrevôo marcará a quinta vez na história que uma sonda chegou perto o bastante para fazer imagens do coração de um cometa, região essa conhecida como o núcleo do cometa.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-367

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.