Miragem Inferior na Superfície de Uma Estrada Gelada

Quando o clima está quente, miragens nas estradas são familiares para muitas pessoas. Contudo, quando está frio, -23 graus Celsius, por exemplo, miragens geradas na superfície das estradas não são fáceis de serem observadas. Contudo, se a estrada está aquecida poucos graus acima da temperatura ambiente, uma miragem pode aparecer na interface entre o ar e a estrada, da mesma maneira quando o clima está quente, por volta de 32 graus Celsius. Como mostrado na imagem acima, na estrada Highway 11 entre Regina e Saskatoon, o céu azul parece engolir uma porção da estrada. Uma rasa camada de ar relativamente quente se localiza logo acima da superfície da estrada. A diferença no índice de refração entre o ar mais quente e mais denso e o ar mais frio acima cria uma fronteira que se comporta como um espelho. Desse modo, objetos distantes, nesse caso o céu, são refletidos. Pelo fato da imagem refletida aparecer abaixo da sua imagem real essa miragem é chamada de inferior. O motorista do carro  de onde a foto foi feita não precisa se preocupar em bater nessa parede azul a sua frente, pois isso é apenas uma miragem. Essa foto foi feita no dia 20 de Fevereiro de 2011.

Fonte:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://epod.usra.edu/blog/2011/03/winter-road-surface-inferior-mirage.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.