fbpx

Imagem Mostra Miragem Superior nas Badlands em Dakota do Sul

Com as estranhas formas da paisagem natural, as chamadas Badlands, localizadas em Dakota do Sul algumas vezes nos dão a impressão que estamos em outro planeta. As Badlands, altamente erodidas, expõem camadas sedimentares, que podem ter uma estranha aparência quando o processo de inversão de temperatura gera uma miragem superior, fazendo com que as camadas de rocha pareçam flutuar sobre a terra. Com esse tipo de miragem, a imagem refratada aparece acima da imagem real. Na foto acima está uma miragem superior ou uma Fata Morgana, que se formou no horizonte a uma distância aproximada de 100 km, pouco depois do nascer do Sol no final do mês de Dezembro de 2011. O ar frio da manhã permaneceu perto do solo, mas a camada de ar imediatamente acima desse ar frio estava alguns graus mais quente. Na essência do processo, a luz vinda de uma paisagem distante passando para cima através do ar aquecido foi desviada para baixo fazendo com que os objetos da miragem apareçam acima da sua posição verdadeira e não simplesmente deslocados como é o que acontece no caso da refração. A foto acima foi feita no dia 28 de Dezembro de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/02/badlands-mirage.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.