MILHARES DE CIVILIZAÇÕES PODERIAM DETECTAR VIDA NA TERRA | SPACE TODAY TV EP2342 #500K

VISITE A LOJA DO SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

VEJA A MINHA PARTICIPAÇÃO NO FLOW PODCAST:

https://www.youtube.com/watch?v=PC_tgI7Tf8E&t=1s

Uma das principais técnicas usadas para descobrir exoplanetas, ou seja, planetas em outros sistemas estelares é a técnica do trânsito.

Para que seja possível essa detecção é preciso um alinhamento perfeito, entre a estrela, o seu planeta e o observado que está aqui na Terra.

Assim, com essa linha de visão, o observador pode ver o planeta passando na frente da estrela, observar a sua curva de luz, e fazer análises até mesmo da atmosfera do exoplaneta.

Por esse motivo do alinhamento, não são todos os exoplanetas que são descobertos com a técnica do trânsito e por isso existem outras técnicas.

Mas o trânsito é uma técnica muito interessante, pelas análises que ela proporciona.

Agora você já pensou o seguinte, será que a Terra, está alinhada com o Sol e com algum exoplaneta, de modo que se existisse uma civilização nesse exoplaneta poderia ver a Terra transitando o Sol, fazer os estudos, e até mesmo tentar descobrir a bioassinatura na Terra indicando a presença de vida?

Não sei se você pensou nisso, mas um grupo de pesquisadores sim.

Eles começaram então pesquisando na base de dados da TESS, criando uma lista de estrelas que estariam num raio de 300 anos-luz de distância da Terra, que pertencem à sequência principal, assim como o Sol, e que poderiam ter um planeta rochoso parecido com a Terra na sua zona habitável.

Ao fazer essa lista eles chegaram em 1004 estrelas.

Isso quer dizer que, qualquer planeta na zona habitável dessas estrelas, ao olhar para a Terra, veria a Terra transitando na frente do Sol.

Alguma civilização ali existente poderia, não só descobrir a Terra, mas também descobrir bioassinatura na Terra, indicando que existe vida no nosso planeta.

O mais legal é que algumas dessas estrelas nós podemos observar a olho nu nos céus da Terra, ou seja, quando olhar para o céu, sorria, um ET pode estar te observando lá de longe em uma dessas estrelas.

Essa lista, pode ser usada pelos programas de busca por civilização alienígena inteligente, pois pode ser uma primeira pista de onde procurar essas civilizações, pois, elas já podem ter nos descoberto e estar nos procurando também.

Será que eles já nos acharam? Fica aí a grande questão.

Todo esse projeto é financiado pelo Breaktrough Initiative, que é hoje o maior projeto de busca por civilização inteligente no universo.

Fontes:

https://news.cornell.edu/stories/2020/10/smile-wave-some-exoplanets-may-be-able-see-us-too

https://academic.oup.com/mnrasl/article/499/1/L111/5931805

#EXOPLANET #LIFE #500K #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo