Metrópoles Chinesas Fotografadas Durante a Noite Desde a ISS

Imagens noturnas da Terra tem revelado de forma dramática a quantidade de desenvolvimento existente nas áreas metropolitanas. Essa imagem aqui reproduzida, é uma foto feita por um astronauta e mostra as duas cidades mais populosas da China – Pequim e Tianjin – ambas na parte nordeste do país próximas ao Golfo de Bohai. As Nações Unidas estima que a população na área metropolitana de Pequim em 2010 é de 12 milhões de habitantes e na área de Tianjin é de 7 milhões de pessoas.

A cidade menor de Langfang localizada na metade do caminho entre Pequim e Tianjin, também pode ser claramente visível nessa imagem, bem como cidades menores de desenvolvimento no nordeste. As regiões escuras são principalmente campos agrícolas com plantação de milhão e trigo.

Pequim, também conhecida como Beijing, é uma das cidades, capitais nacionais mais antigas do mundo e é a atual capital federal da República Popular da China. O que é claramente visível na imagem é o padrão de malha regular, além dos anéis concêntricos que marcam as maiores rotas de tráfego ao redor da cidade e que foram adicionados devido a expansão a área metropolitana da cidade. Tianjin é o maior centro comercial ligado ao Golfo de Bohai. A cidade fica situada ao longo do Grande Canal da China, um enorme canal artificial de água com 1176 quilômetros de comprimento que liga Beijing a Hangzhou.

Essa foto foi feita por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), quando ela estava a aproximadamente 630 quilômetros de distância, sobre o Mar Amarelo próximo da linha de costa oeste da Coréia do Norte. A perspectiva achatada das áreas urbanas é o resultada da do ângulo de observação e da distância da ISS. O padrão de luz das cidades são bem claros indicando que poucas nuvens estavam cobrindo a região no momento do registro.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=48076

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo