Meteoro Perseida Passa Em Frente da Galáxia de Andrômeda

MeteorM31_hemmerich_960

O que é esse rastro verde na frente da galáxia de Andrômeda? Um meteoro. Enquanto a galáxia de Andrômeda era fotografada, na última sexta-feira, perto do pico da chuva de meteoros das Perseidas, uma rocha do tamanho de um grão de areia cruzou o campo de visão bem em frente à galáxia. O pequeno meteoro levou uma fração de segundo para passar pelo campo de visão de 10 graus. O meteoro brilhou intensamente enquanto se partia ao entrar na atmosfera da Terra. A cor verde, foi criada, em parte pelo gás do meteoro enquanto ele era vaporizado.

Além dessa imagem realmente sensacional do meteoro passando em frente da galáxia de Andrômeda, os astronautas a bordo da ISS, registraram alguns Perseidas enquanto eles entravam na atmosfera da Terra. Os registros podem ser observados no vídeo abaixo.

Fontes:

http://apod.nasa.gov/apod/ap160817.html

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=88578&src=eoa-iotd

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.