fbpx

Meteoro cruza o céu de Campos e é visto em vários pontos do país

meteoro_brasil_01

observatory_150105Antes de começar a matéria abaixo queria falar algo aqui nesse meu canal de comunicação. Hoje parece que todo mundo resolveu olhar para o céu. Depois do meteoro da Rússia, que realmente foi um fenômeno de grandes proporções, todo mundo resolveu viajar o céu. E isso é ótimo. Logicamente que quanto mais pessoas olhando para o céu mais fenômenos como a passagem de meteoros pela atmosfera da Terra serão relatados com uma frequência maior. Eu como amante da astronomia só tenho que incentivar isso, que todos olhem para o céu mesmo e garanto que irão se surpreender.

O que me deixa um pouco revoltado em tudo isso é o fato da TV brasileira tratar esse tipo de fenômeno como algo inédito quase. Seria excelente que a TV brasileira anunciasse, em veículos de grande alcance, Jornal Nacional, Jornal da Record, etc…, fenômenos astronômicos. Seria interessante, no JN junto com a previsão do tempo mostrarem o que poderia ser observado naquela noite, alguma conjunção, a Lua em determinada fase, os cometas que estão visíveis e assim por diante. Mas não preferem lógico levar tudo para o lado do sensacionalismo, e o pior nem é isso, o pior é deixar coisas soltas no ar. Por exemplo, quem viu a matéria do JN hoje viu que eles claramente quiseram deixar no ar que existiu uma relação entre o meteoro da Rússia e um meteoro observado no Brasil no mesmo dia. Vale lembrar que esse meteoro foi registrado por uma câmera all-sky do observatório de Campos. Como esse, muitas outras instituições de astronomia possuem hoje câmeras all-sky, que ficam quase que monitorando o céu e registrando fenômenos como esses.

Esclarecendo, os meteoros e a sua entrada na atmosfera não é algo raro, não é algo que acontece uma vez ou outras. Isso acontece todos os dias. Todos os dias, centenas de meteoros entram na atmosfera da Terra. Claro um grande como o da Rússia não é sempre. Na verdade existe até uma relação que comprara o tamanho dos bólidos com a frequência com a qual atingem a Terra. Aproveitem essas notícias para olharem para o céu, procurem as constelações, as estrelas mais brilhantes, busquem as conjunções, os cometas e tudo mais. Se vocês começarem a olhar para o céu verão como os meteoros são naturais e como o universo guarda muito mais mistérios do que possa ser entendido pela nossa vã filosofia.

meteoro_brasil_02

Um meteoro cruzou o céu do Brasil na manhã desta quarta-feira (20/02), por volta das 10h10 e foi visto de Realengo, no Rio de Janeiro a Vitória, no Espírito Santo, tendo cruzado o céu de Campos. O Corpo de Bombeiros Militar recebeu vários chamados relatando o ocorrido de pessoas assustadas com o que acabavam de ver.

O primeiro relato de um objeto colorido caindo do céu em chamas foi feito aoSite Ururau pouco depois das 10h. Dois trabalhadores que passavam pela BR-101 próximo à localidade Ururaí, viram o suposto meteoro e entraram em contato com a redação, que logo depois começou a receber relatos de várias partes do município. Marcos Antoine e Eraldo Machado, tentaram filmar a bola de fogo com o telefone celular, mas não conseguiram. “Ainda tentei fazer uma imagem, mas foi tudo muito rápido”, disse Marcos.

Em Campos o objeto foi visto ainda em Tocos, Ururaí, Serrinha, Farol de São Tomé, Goytacazes e na Avenida 28 de Março.

Na Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, o funcionário de uma loja de material de construção também viu o fenômeno. Me deu a impressão do objeto ter dividido em várias partes quando entrou na atmosfera”, relata Guilherme Peçanha.

O coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, o astrônomo Marcelo de Oliveira Souza, confirmou ter recebido diversos relatos da aparição do que ele acredita ser um meteoro. Segundo ele, um membro do clube relatou ter visto o objeto às 10h10 e o mesmo teria ficado visível por 12 segundos, até se desintegrar na atmosfera.

Marcelo revelou ainda que depois do episódio na Rússia, ele teria recebido o alerta de que fenômenos também poderiam ser avistados no Brasil. Segundo o astrônomo, houve registros na Califórnia e em Cuba, além de um relato nesta terça-feira (19/02), no Japão.

meteoro_brasil_03

Os equipamentos do observatório, inicialmente, não captaram a passagem do que afirma ser um meteoro. No dia 15 deste mês, no entanto, a aluna Phâmela Lopes flagrou imagens de um meteoro, registradas por volta das 05h.

Em abril de 2012, um pedaço de foguete caiu do céu e causou grande curiosidade em Campos, onde moradores conseguiram fazer imagens.

Se você, leitor tiver qualquer foto ou vídeo desse fenômeno, envie para o ururau@ururau.com.br. As fotos postadas nesta matéria, assim como o vídeo abaixo, são do meteoro que cruzou o céu no último dia 15. As imagens foram captadas pelo observatório.

Fonte:

http://www.ururau.com.br/cidades27842_Meteoro-cruza-o-c%C3%A9u-de-Campos-e-%C3%A9-visto-em-v%C3%A1rios-pontos-do-pa%C3%ADs

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo