Meteoro 20 Vezes Mais Brilhante Que A Lua Cruza Céu dos EUA


observatory_1501054Por incrível que pareça, um meteoro 20 vezes mais brilhante que a Lua foi visto por seis câmeras da NASA ao entrar na atmosfera do nosso planeta, entre os estados americanos da Geórgia e do Tennessee, no sudeste americano, na madrugada desta quarta-feira (4).

O pedaço do asteroide tinha 45 quilos e 60 cm de diâmetro. Ele cruzou o céu da Terra às 4h27 pelo horário de Brasília, a uma velocidade de 90 mil km/h. Quando chegou a altura da cidade de Ocoee, na Flórida, começou a se fragmentar a uma altitude de 53 quilômetros. Em menos de meio segundo depois, veio a segunda ruptura, a uma altitude de 46 quilômetros.

Quando o meteoro chegou a uma altitude de 33 quilômetros e uma velocidade de 31 mil km/h, a agência espacial americana perdeu a localização dele. Alguns dos sensores localizados no solo gravaram ondas sonoras desse evento, e o radar meteorológico Doppler registrou indícios de uma chuva de pequenas partículas de meteoritos caindo no leste da cidade de Cleveland, no Tennessee.

Fonte:

http://aastronomiaemfoco.blogspot.com.br/2013/09/meteoro-20-vezes-mais-brilhante-que-lua.html#more


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo