Meteorito Trouxe Surpreendentes Ingredientes Para a Vida na Terra em 2012

jenniskens7HR


observatory_1501054Os cientistas descobriram ingredientes inesperados para a vida – moléculas orgânicas nunca antes vistas antes em meteoritos – dentro de um pedaço de rocha espacial que caiu na Terra, sobre a Califórnia em 2012.

A descoberta veio da análise do chamado meteorito Sutter’s Mill, que iluminou o céu noturno da Califórnia como uma bela bola de fogo em Abril de 2012. Os fragmentos de meteoritos desse evento podem lançar uma luz sobre os elementos primordiais que ajudaram a fazer com que a vida surgisse na Terra, dizem os pesquisadores.

Os meteoros que cruzam o céu da Terra na sua maioria são fragmentos de asteroides que se localizam entre Marte e Júpiter. Os meteoritos podem ser ricos em compostos orgânicos, incluindo alguns encontrados entre a vida na Terra.

“Sua composição sempre tem sido vista como um indicativo que os precursores para a evolução que levaram à origem da vida poderiam ter vindo de material extraterrestres dos meteoritos”, disse a principal autora do estudo Sandra Pizzarello, uma bioquímica da Universidade Estadual do Arizona em Tempe. “Como a origem da vida na Terra é algo ainda desconhecido, a ideia tem o seu mérito”.

Pizzarello e seus colegas analisaram dois fragmentos do meteorito Sutter’s Mill, que riscou os céus em 22 de Abril de 2012, caindo na Califórnia. Os fragmentos desse meteorito foram dados aos pesquisadores que tiveram trabalhado em rochas similares antes, incluindo a própria líder da equipe.

daytime-fireball-nevada-eyewitness


A química orgânica nos meteoritos pode ser extraída com alguns solventes. Especulações sobre a origem da vida são baseadas na noção que ela nasceu de uma sopa pré-biótica de moléculas orgânicas, talvez entregues em parte por meteoritos. Inicialmente, os fragmentos do meteorito Sutter’s Mill aparentemente possuíam poucos compostos orgânicos que pudessem ser dissolvidos e que foram deixados para trás depois da extração de solvente se comparado com outros meteoritos similares.

“Você pode dizer que isso foi uma desapontamento”, disse Pizzarello.

Contudo, os pesquisadores tentaram dissolver os fragmentos em condições que imitam as fontes hidrotermais na Terra, o ambiente normalmente visto no início da Terra que a vida pode ter surgido. As descobertas sugerem que existia mais material orgânico disponível via meteoritos para ambientes planetários do que os cientistas assumiam.

Cientistas que investigam a origem da vida, muitas vezes suponham que os compostos dissolvidos desejáveis para a vida  precisavam primeiro ter ficado concentrados e unidos de alguma forma, assim como as membranas celulares, para fazer componentes da célula. As moléculas orgânicas, os investigadores descobriram em fragmentos Sutter’s Mill.  “Isso pode ser bom para tal finalidade, porque podem formar receptáculos rudimentares para conter compostos úteis para a evolução pré-biótica”, disse Pizzarello.


Fonte:

http://www.space.com/22719-meteorite-surprising-organic-molecules.html

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo