fbpx

Messier 99 – Um Belo Exemplo de Galáxia de Design Grandioso

Esta Foto da Semana do ESO nos mostra um belo espetáculo cósmico situado na direção da constelação Coma Berenices (a Cabeleira de Berenice): a galáxia NGC 4254, ou Messier 99.

Messier 99 é especial devido à sua classificação como galáxia em espiral de design grandioso: uma espécie de arquitetura galáctica que apresenta braços proeminentes e bem definidos que envolvem claramente o centro da galáxia. Apenas 10% de todas as espirais são deste tipo, o que torna incomuns objetos como Messier 99. A justificativa por trás da categorização de Messier 99 é clara nesta imagem: podemos ver braços fortes e brilhantes que rodopiam no espaço escuro circundante e que são facilmente identificáveis como um número de estruturas diferentes e coerentes.

Esta imagem foi criada como parte do programa Joias Cósmicas do ESO, uma iniciativa que visa obter imagens de objetos interessantes, intrigantes ou visualmente atrativos, utilizando os telescópios do ESO, para efeitos de educação e divulgação científica. O programa utiliza tempo de telescópio que não pode ser usado em observações científicas. Todos os dados coletados também podem ser adequados para fins científicos e são, por isso, postos à disposição dos astrônomos através do arquivo científico do ESO.

Crédito:

ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2123a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .