fbpx

Messier 96: A Beleza Imperfeita de Uma Galáxia Espiral


Nem todas as galáxias espirais possuem uma imagem da perfeição. A Messier 96, também conhecida como NGC 3368 é um exemplo de uma galáxia espiral que não é perfeita, seu núcleo é deslocado do centro, o gás e a poeira que constituem a galáxia estão distribuídos de forma assimétrica e os seus braços espirais são pouco definidos. Mas essa imagem feita com o instrumento FORS1 acoplado ao Very Large Telescope do ESO, mostra que a imperfeição também tem a sua beleza como é o caso da Messier 96. O núcleo da galáxia é compacto porém brilhante, e as linhas de poeira ao redor se movem num turbilhão delicado em direção ao núcleo. E os braços espirais, pedaços anelados de estrelas azuis jovens, são como colares de pérolas azuis.

A Messier 96 está localizada na constelação de Leo, o Leão. Ela é a maior galáxia no grupo de galáxias conhecido como Leo I, incluindo seus braços espirais mais externos, a galáxia se expande por 100000 anos-luz de diâmetro – aproximadamente o tamanho da nossa Via Láctea. Sua graciosa imperfeição provavelmente resulta da força gravitacional exercida por outros membros do grupo, ou talvez devido a encontros galácticos ocorridos no passado.

Uma grande quantidade de galáxias pode ser vistas em Segundo plano através da espiral empoeirada. Talvez o mais proeminente desses objetos é uma galáxia que aparece de lado e parece assim interromper o braço espiral mais externo da parte superior esquerda do núcleo da Messier 96.

Essa imagem da Messier 96 foi processada pelo ESO usando os dados observacionais por Oleg Maliy da Ucrânia, que participou do concurso do ESO chamado de Hidden Treasures em 2010, um concurso de astrofotografia organizado em Outubro de 2010 e aberto para qualquer um que quisesse fazer imagens bonitas do céu noturno usando dados astronômicos obtidos com telescópios profissionais. A imagem foi feita com dados da luz visível e do infravermelho através dos filtros B, V e I.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1143a/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .