Sonda MESSENGER Faz Imagem de Cavidade no Interior da Bacia Tolstoj em Mercúrio

A Bacia Tolstoj está localizada no hemisfério sul de Mercúrio e tem 355 km de diâmetro. Essa imagem oblíqua mostra uma cavidade alongada dentro da Tolsotj, uma bacia que teve seu interior aparentemente inundado por lavas. A cavidade não possui um anel típico de uma cratera de impacto e pode ter sido formada quando o magma foi removido de uma câmara rasa, fazendo com que a área não suportada da superfície entrasse em colapso. A iluminação de baixo ângulo da imagem acima esconde o interior da cavidade, fazendo com que ela pareça muito mais profunda do que ela realmente é. Essa cavidade tem um alinhamento aproximado norte-sul.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=779

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.