As Mesas da Região de Cydonia Em Marte

A imagem acima mostra uma série de feições conhecidas como mesas, ou seja, topos planos de montanhas ou colinas na região de Cydonia em Marte e foi feita pela sonda Mars Express. Uma das mais proeminentes dessas feições na imagem acima pode ser vista na parte inferior direita da imagem. Essa feição ficou conhecida como sendo a Face de Marte pois a imagem feita pela sonda Viking 1 mostra que essa feição é muito parecida com um rosto humano esculpido na superfície do planeta Marte. Essa imagem criou grande controvérsia, com algumas teorias dizendo que essa escultura foi colocada ali por alguma civilização inteligente.

A razão pela qual essa rocha se parece com uma face humana é muito mais mundana. Isso só acontece graças ao ângulo com que a imagem foi obtida pela sonda Viking 1. Imagens subsequentes da chamada Face em Marte, incluindo essa mostrada acima, foram feitas com outras sondas que mostraram que essa face nada mais do que é uma coincidência e de um ângulo favorável de observação.

Como se pode ver na imagem, a Face de Marte é simplesmente uma mesa interessante, e não um sinal de inteligência de uma outra espécie. Para tirar suas próprias conclusões, clique na imagem acima e acesse a versão em resolução completa. Então você poderá olhar em detalhe a região da Face de Marte e ter uma opinião própria sobre essa intrigante feição.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/03/mars-photo-of-day-mar-13-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.