Mercúrio – Um Saco de Pancadas Planetário

EW1011621954G.3band.mapped


observatory_1501054Na imagem acima é possível ver múltiplas gerações de crateras. Em Mercúrio, bilhões de anos de eventos de impactos podem ser vistos onde crateras mais velhas têm crateras mais jovens em seu interior, no seu anel e no material ejetado. Quando estamos comparando diferentes terrenos em Mercúrio, o número de crateras por unidade de área pode ser usado para estimar a idade absoluta das superfícies, bem como pode nos dar uma ideia sobre as idades relativas dos terrenos.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de imageamento de alta resolução em 3 cores do instrumento MDIS. O mapa produzido dessa campanha completa o mapa base de 8 cores (com uma resolução média de 1 km/pixel) adquirindo durante a missão primária da sonda MESSENGER imageando a superfície de Mercúrio em um conjunto de filtros coloridos na maior resolução possível. Os três filtros coloridos de banda curta estão centrados nos comprimentos de onda de 430 nm, 750 nm e 1000 nm, e as resoluções das imagens geralmente variam de 100 a 400 metros por pixel, no hemisfério norte de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1251


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.