Mercúrio e Júpiter Se Apresentam no Pôr-do-Sol

Quando as tonalidades quentes do pôr-do-Sol, começam a se apagar, duas fontes luminosas começam a brilhar no crepúsculo noturno, essas fontes nada mais são que Mercúrio e Júpiter. Vagando para longe do Sol no céu terrestre, Mercúrio oferece boas condições de observação à medida que a primavera avança no hemisfério norte, onde o plano da elíptica faz um ângulo acentuado com o horizonte oeste. Porém Júpiter continuará sua jornada, se afundando cada vez mais no céu após o pôr-do-Sol. E assim, de fato, Mercúrio exibirá seu brilho bem acima de Júpiter e do céu laranja do pôr-do-Sol. Essa imagem, foi registrada desde a ilha de Frösön o norte da Suécia, a cena cruza o Lago Storsjön em direção a vila de Hallen e às montanhas distantes. Logicamente que uma visão muito melhor de Mercúrio será enviada pela sonda Messenger que no dia 17 de Março de 2011, entrou com sucesso em órbita de Mercúrio e poderá estudar em detalhes o planeta mais próximo do Sol do nosso Sistema Solar.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/astropix.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.