MENSAGEM DO CRIADOR NA RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO? | SPACE TODAY TV EP2377

PASSE NA SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

Uma das grandes perguntas que muita gente tem é, será que o universo teve um criador?

E outra pergunta é, se teve, será que esse criador deixou alguma mensagem por aí, avisando da sua existência?

Mas se ele deixasse uma mensagem onde seria, será que numa rocha profunda da Terra, num cometa, num asteroide, em alguma galáxia, onde?

Com isso na cabeça, lá em 2006, dois pesquisadores pensaram o seguinte, se o universo teve um criador e ele nos deixou uma mensagem, essa mensagem, o melhor lugar para ele escrever essa mensagem seria na chamada CMB.

Eu já falei aqui para vocês o que é a CMB, é a radiação cósmica de microondas de fundo, a radiação que se originou lá no Big Bang, e que permeia todo o universo.

A CMB para quem não sabe muito bem mede a temperatura ou a variação de temperatura , e para os pesquisadores, ao pesquisar essas diferenças seria possível encontrar alguma mensagem ali codificada.

Será mesmo?

Bem, agora em um novo artigo outros dois pesquisadores resolveram procurar na CMB a tal mensagem do criador.

Para isso, eles pegaram as informações de temperatura adquiridas por dois experimentos, o Planck e o WMAP, duas das principais sondas que mediram a CMB e foram responsáveis por uma grande revolução no nosso entendimento do universo.

Eles então traduziram as informações para um código binário, 0 e 1, sendo 1 para um desvio positivo da temperatura e 0 para um desvio negativo da temperatura, escolha arbitrária eles mesmo falaram.

Eles então colocaram as duas mensagens, viram onde elas eram diferentes, e onde isso aconteceu usaram os dados do Planck.

E aí chegaram no código que vocês estão vendo aí agora. Espero que você esteja em dia com a sua lição de leitura de códigos binários.

E a conclusão foi a seguinte:

Não existe uma clara mensagem de um criador nos dados da CMB, além disso não fica claro se existiu um criador, ou se nós vivemos numa simulação, ou seja a menagem estava escrita corretamente.

Na verdade é bem complicado tudo isso, e embora eu não seja religioso, eu respeito muito quem é, e até resolvi postar esse vídeo para falar o seguinte.

Se você acredita numa determinada crença num criador, numa força, energia no que for, e se isso te faz bem de alguma forma, continue assim, não tem problema nenhum, a ciência não tem resposta para tudo e nem quer ter resposta para tudo.

Todo mundo pode conviver bem, cada um acreditando no que quiser, ou não acreditando também, o importante é cada um ser feliz com o que sente, e se sentir bem.

Sei que isso pode gerar um hate nos comentários, mas o mais importante é fiquem bem e em paz, isso que é importante, no resto podemos e devemos conviver com nossas diferenças.

Fontes:

https://arxiv.org/pdf/2011.14435.pdf

#CREATOR #MESSAGE #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.