fbpx
25 de fevereiro de 2024

Menkhib e a Nebulosa da Califórnia

O WISE, sigla para Wide-field Infrared Survey Explorer da NASA, registrou uma das estrelas mais brilhantes da constelação de Perseus, denominada de Menkhib (no canto superior esquerdo próximo da nuvem vermelha), envolta pela grandiosa nebulosa de formação de estrelas chamada de Nebulosa da Califórnia, que atravessa diagonalmente a imagem.

Menkhib é uma das estrelas mais quentes visíveis no céu noturno, sua temperatura na superfície é de 37000 Kelvin, ou seja, mais ou menos, seis vezes mais quente que o Sol. Devido a sua alta temperatura ela aparece com a coloração branco azulada para os olhos humanos. Ela tem 40 vezes mais massa que o Sol e irradia 330000 vezes mais luz. Menkhib pode ser considerada como uma estrela fugitiva, e o vento estelar veloz sopra com uma potência capaz de gerar as ondas de choque. Essas ondas de choque aquecem a poeira, e assim o instrumento WISE identifica com a coloração vermelha no canto superior esquerdo da imagem aqui reproduzida.

A estrela Menkhib e a Nebulosa da Califórnia estão a uma distância de 1800 anos-luz da Terra e estão localizadas numa parte espúria do braço espiral de Orion na Via Láctea.

Todos os quatro detetores infravermelhos do WISE foram usados para fazer essa imagem.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1660.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo