fbpx
23 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra Material Ejetado e Raios Escuros Na Superfície de Vesta

Essa imagem feita com a câmera de enquadramento da sonda Dawn mostra parte do depósito de material ejetado ao redor das crateras que constituem a já famosa feição Boneco de Neve no asteroide Vesta, sendo que a maior das três crateras que constituem essa feição tem o nome de Cratera Marcia. Depósitos de material ejetado consistem de pequenos detritos expelidos para fora das crateras no momento da sua formação pelo impacto. Pelo fato de serem feitos de pequenos detritos, os depósitos de material ejetado normalmente têm uma feição suave. O material ejetado também tem uma textura espumante e algumas crateras menores sobrepostas a ele. Na parte inferior direita da imagem existe uma cratera com aproximadamente 2 quilômetros de diâmetro com raios escuros de material ejetado se estendendo para além dela. Esses raios têm o impressionante alcance de 10 quilômetros.

A imagem acima está localizada no Quadrante Marcia e o centro da imagem localiza-se nas coordenadas de 19.6 graus de latitude norte e 179.7 graus de longitude leste. A sonda Dawn obteve essa imagem no dia 26 de Outubro de 2011 a uma distância de 700 quilômetros do asteroide e a imagem tem uma resolução de 70 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida ainda na fase HAMO (High Altitude Mapping Orbit) da missão da sonda Dawn em Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120203

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo