Material Derretido Por Impacto no Interior da Cratera Anaxágoras na Lua

Anaxágoras, é uma cratera de 50 km de diâmetro na Lua de idade Copérnica, localizada no lado escuro do nosso satélite. Muito já se falou sobre essa cratera principalmente no que diz respeito a análise do embasamento exposto em seu pico central e também sobre o material derretido pelo impacto que cobre o seu interior. Material derretido por impacto é algo excitante para os geólogos lunares não só porque os reservatórios de material derretido e os fluxos são bonitos, mas porque amostras do material derretido por impacto podem fornecer a idade específica e precisa da formação da cratera por meio de datação radiométricas.

Grande parte do material derretido por impacto no interior da cratera Anaxágoras é suave, mas existem alguns lugares com fraturas ou com feições de relevo negativa. Essas fissuras e feições semelhantes a cavidades provavelmente se formaram durante o resfriamento do material derretido à medida que o material era fraturado, similar ao mecanismo que os cientistas pensam que aconteceu na formação da ponte natural na cratera King. Adicionalmente a isso existem algumas colinas e bulbos que são cobertos com aglomerados de pedaços de rochas. Não existe nenhuma feição de impacto no material derretido que seja responsável pelo aglomerado de rochas, então uma possível explicação é que os pedaços de rochas são partes erodidas do material derretido pelo impacto que cobre as colinas. Esses pedaços de rochas parecem similares aos aglomerados de pedaços de rochas erodidos das paredes nos mares, seriam eles o resultado de processos similares? Essa observação sugere que talvez a erosão proceda preferencialmente nos taludes mais íngremes  dos bojos na parte de material derretido e nas cristas das cadeias das dobras. Mas por que são esses pedaços de rochas somente erodidos desses bojos? Existem outros taludes íngremes próximos, mas esses taludes não têm pedaços de rochas. Pode existir uma simples explicação para o presença ou ausência de pedaços de rochas no material derretido da cratera Anaxágoras na Lua juntamente com as cristas das cadeias, mas para isso análises e observações adicionais serão necessárias. Certamente esse é outro mistério que aguardará futuros exploradores da Lua.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/383-Impact-melt-in-Anaxagoras-crater.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.