fbpx

Marte e Júpiter Em Conjunção No Início de Janeiro de 2018

Os planetas Marte e Júpiter serão fáceis de serem observados para aqueles observadores que acordarem cedo. Na manhã do dia 7 de Janeiro de 2018 os dois planetas visíveis a olho nu estarão em conjunção, perto do horizonte, separados por somente ¼ de grau. Essa separação aparente no céu corresponde a cerca de metade do diâmetro angular da Lua Cheia. No dia 5 de Janeiro de 2018, durante um voo que passava sobre a cidade de Praga, na República Tcheca, um passageiro conseguiu registrar os dois planetas, com Júpiter à esquerda, Marte no meio e alinhado aos dois planetas ainda foi possível registrar a estrela Zubenelgenubi, a alfa da constelação de Libra.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180106.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.