Mariner 10 e MESSENGER: As Primeiras Fotos de Mercúrio Com 37 Anos de Separação

No dia 29 de Março de 1974, as primeiras imagens da superfície de Mercúrio foram feitas pela sonda Mariner 10 no primeiro dos três sobrevoos que fez pelo planeta mapeando aproximadamente 40% da sua superfície. Em 29 de Março de 2011, exatos 37 anos depois, a sonda MESSENGER transmitiu sua primeira e impressionante imagem da superfície de Mercúrio. Tudo bem, nós sabemos que a sonda MESSENGER já enviou outras fotos de Mercúrio durante os sobrevoos que fez ao redor do planeta. Mas a imagem de 29 de Março é especial, pois agora a sonda está na órbita do planeta, do mesmo modo que a imagem da Mariner 10 foi especial na época. Para saber mais sobre o mosaico criado pela Mariner 10 há 37 anos atrás veja aqui: http://cienctec.com.br/wordpress/?page_id=1090


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.