Mapeamento e Navegação 3D Dentro da ISS Será Testada Por Protótipo de Robô Com Celular

smartsphere2_0_0


observatory_150105A sonda Cygnus da Orbital Sciences Corporation carregará 1493.8 kg de carga na sua próxima missão de suprimentos para a Estação Espacial Internacional, incluindo suprimentos para a tripulação, nanosatélites, pesquisas de estudantes e esse protótipo mostrado acima, que nada mais é que um robô espacial de voo livre equipado com um telefone celular, conhecido como Smart SPHERES (Synchronized Position Hold, Engage, Reorient Experimental Satellites).

A NASA tem testado o SPHERES na estação espacial desde 2011. Nesse ano, os astronautas irão atualizar os robôs espaciais existentes para usar o telefone celular do Project Tango do Google, que apresenta um sensor 3D customizável e múltiplas câmeras. A NASA então usará o Smart SPHERES para testar o mapeamento e a navegação 3D de voo livre dentro da estação espacial. A NASA está desenvolvendo o Smart SPHERES para realizar trabalhos na estação espacial que necessitam sensoriamento móvel, como pesquisas ambientais para monitorar os níveis de radiação, e qualidade do ar. Eles também serão usados para monitorar o inventário e conduzirem experimentos. O desenvolvimento e os testes do Smart SPHERES é financiado pelo Space Technology Mission Directorate na sede da NASA em Washington.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/prototype-robot-with-smartphone-to-test-3-d-mapping-navigation-inside-space-station/#.U782UPldV8E


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.