fbpx

Mapas de Júpiter com Imagens Feitas pela Sonda Cassini

Por Ned Oliveira

Esses mapas coloridos de Júpiter foram construídos a partir de imagens tiradas pela câmera de ângulo estreito a bordo da sonda Cassini, da NASA, em 11 e 12 de dezembro de 2000, quando a espaçonave se aproximou de Júpiter durante seu sobrevoo do planeta gigante.

Cassini estava a caminho de Saturno.

As menores características visíveis têm cerca de 120 quilômetros (75 milhas) de diâmetro.

Os mapas são compostos por 36 imagens: um par de imagens cobrindo os hemisférios norte e sul de Júpiter foi adquirido em duas cores a cada hora durante nove horas, enquanto Júpiter rodava sob a espaçonave.

Embora as imagens em bruto estejam em apenas duas cores, 750 nanometros (infravermelhos próximos) e 451 nanometros (azuis), as cores do mapa são próximas das que o olho humano veria ao olhar para Júpiter.

Os mapas mostram uma variedade de características de nuvens coloridas, incluindo bandas paralelas marrom-avermelhadas e brancas, a Grande Mancha Vermelha, regiões caóticas, ovais brancas e muitos pequenos vórtices.

Muitas nuvens aparecem em estrias e ondas devido ao contínuo alongamento e dobramento pelos ventos e turbulência de Júpiter.

As características cinza-azuladas ao longo da borda norte da faixa central brilhante são “pontos quentes” equatoriais, sistemas meteorológicos, como registrado pela sonda Galileo da NASA.

Pequenos pontos brilhantes dentro da faixa laranja ao norte do equador são trovoadas relâmpago.

As regiões polares mostradas aqui são menos visíveis porque a Cassini as visualizou em um ângulo e por uma neblina atmosférica mais espessa.

Os mapas redondos são projeções estereográficas polares que mostram o pólo norte ou sul no centro do mapa e o equador na borda.

Créditos de imagem: NASA / JPL / Space Science Institute

Fonte: https://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA07784

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.