Mapa Polar de Tétis

O hemisfério sul da lua de Saturno Tétis é visto nesse mapa estereográfico construído a partir das melhores imagens já obtidas do satélite pela sonda Cassini da NASA.

O mapa é centrado no polo sul e a cobertura da superfície se estende até o equador. As linhas de grade mostram a latitude e a longitude com um incremento de 30 graus. A escala na versão completa do mapa é de 293 metros por pixel. O raio médio de Tétis usado para a projeção desse mapa é de 536.3 quilômetros.

A grande Cratera Penélope é mostrado no canto inferior direito do polo sul do mapa, nas latitudes sul do hemisfério de Tétis que é voltado contra o planeta Saturno.

Esse mapa é uma versão atualizado do antigo mapa abaixo apresentado.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/pia12799.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.