fbpx

Manhattanhenge: Um Pôr-do-Sol Especial na Cidade de Nova York

nycsunset_tyson_960

observatory_150105O próximo sábado, dia 12 de Julho de 2014, se o dia estiver claro, os moradores de Nova York, e os turistas que estiverem bem posicionados e estiverem do lado de fora de casa na hora do pôr-do-Sol verão a cidade agir como uma versão moderna de Stonehenge. As ruas de Manhattan serão dramaticamente invadidas com a luz do Sol, enquanto o Sol se põe precisamente em cada prate final oeste das ruas. Normalmente, os altos prédios que se alinham nas ruas de Nova York escondem o pôr-do-Sol. Esse efeito, faz de Manhattan um tipo de Stonehenge moderno, embora alinhado 30 graus a leste do norte. Se as ruas de Manhattan fossem perfeitamente alinhadas leste, oeste, o efeito aconteceria nos dois dias de equinócio, 21 de Março e 21 de Setembro, os únicos dois dias em que o Sol nasce e se põe exatamente no ponto leste e oeste. A foto acima mostra o Sol se pondo na Rua 34 como visto da Park Avenue. Se no próximo sábado o pôr-do-Sol estiver escondido pelas nuvens não se desespere, a mesma situação acontece duas vezes por ano: no final de Maio e no meio de Julho. Nunca olhe direto para o Sol, nem nesse momento.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140706.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.